Nossa história, nossos 30 anos

03/04/17

Conheça um pouco da nossa trajetoria.

No final de 1986, Vilmar Moreira de Castilhos resolveu arriscar o sonho de abrir o próprio negócio. Trabalhando no porão de sua casa, consertava e tinha conhecimento de diversos tipos de máquinas e equipamentos para malharia – costuras, remalhadeiras e teares retilíneos.
Em 1987, convidou Juarez Antonio Biondo, amigo e ex-colega de trabalho, para ajuda-lo. Como Vilmar estava sempre realizando manutenções em empresas e atendendo clientes a domicilio, sentia que precisava de auxilio para realizar os serviços da parte administrativa e pequenos reparos. Foi assim, que iniciaram essa pequena sociedade, chamada Mecatex. Parceria essa que logo começou a dar resultados. E por esse motivo, especializaram-se mais no ramo e deram inicio a demais tarefas, como: compra e venda de máquinas novas, reformas de máquinas usadas, vendas de acessórios para o setor têxtil e peças em estoque para reposição. Sendo que, a primeira aquisição dos dois foram dois ferros a vapor trazidos por Juarez, de São Paulo, que viajou de carona até a cidade para adquiri-los.
O serviço ia aumentando gradativamente que, em 1988, alugaram o primeiro estabelecimento. Uma pequena sala comercial, no centro da cidade, na Rua Moreira Cesar, que facilitaria o acesso de clientes e aumentaria ainda mais a visibilidade do negócio. Nesse mesmo ano, a equipe foi aumentando, pois os dois já não dariam mais conta dos reparos e entregas dos diversos equipamentos.
Com uma equipe maior e adquirindo reconhecimento em diversos estados brasileiros, a Mecatex, em 1993, da um grande passo e inaugura sua sede, na Av. Júlio de Castilhos. Essa bem maior que a antiga, dava o espaço necessário para dar continuidade aos serviços que estavam sendo prestados. Em 1994, Vilmar viajou a Itália, para visitar a ITMA – feira internacional de maquinário têxtil – para aprimorar ainda mais o seu conhecimento e ver de perto as inovações desse mundo na época. Um ano depois, trouxeram o primeiro tear retilíneo eletrônico, da marca APM. Representada essa que dura até os dias atuais, assim como as dos equipamentos da Simet, Imece e Exacta, outras marcas que os acompanham a mais de duas décadas no mercado.
No ano de 2006, começaram uma nova parceria com a empresa Steiger, marca Suíça de teares retilíneos, que desenvolveu o projeto de guia-fios motorizados – método para facilitar certos tipos de trabalho. Hoje, a mesma pertencente ao grupo Cixing – um dos maiores fabricantes de teares retilíneos do mundo – e a qual, iniciaram uma parceria em meados de 2012.
Assim, em 2013, iniciaram o trabalho de construir sua nova matriz. Em 2016 o Fashion Trends deu inicio a um novo ciclo na empresa, que além de contar com uma palestra sobre as novas tendências do mundo da moda – mais especializado na parte têxtil –, foi também, o evento de inauguração da sede. Com muito esforço e dedicação de todos, hoje, nos encontramos em um novo endereço, Rua Vicente Rovea, com o intuito de sempre buscar novidades nesse ramo e atender cada vez melhor nossos clientes.